
Curso de Formação Modular em Capoeira
Conheça nossos módulos e os conteúdos de cada tema. Inscreva-se já!


MÓDULO 1 - Quem vem lá sou eu: presente-passado-presente uma perspectiva histórica
Neste módulo você aprenderá sobre diferentes perspectivas históricas da capoeira em diferentes épocas.
Capoeira e mídias sociais
Capoeira na pandemia
Capoeira nas escolas
Os mega-grupos-eventos de capoeira
Menino quem foi seu mestre (os mestre de ontem, hoje e sempre)
A marginalização da capoeira - a capoeira escrava
Escravização da população negra, uma história para reescrever


A capoeira está presente nas escolas desde a década de 1970. Contudo com muitos obstáculos e percalços, devido ao preconceito e constituição do espaço escolar, contudo é possível pensar o conceito de Educação de maneira mais ampla, indo além do espaço escolar, afinal capoeira é educação.
Capoeira e a Escola
Capoeira on-line e EAD
Capoeira nas escolas, clubes, ONGs, centros comunitários
Processos didáticos e pedagógicos da capoeira
MÓDULO 3 - Capoeira Filosofia de Vida: Concepções e abordagens filosóficas
MÓDULO 2 - Capoeira e Educação: sou discípulo que aprende mestre é quem me dá lição
MÓDULO 4 - Menino quem foi seu mestre?: Aspectos didático-pedagógicos
A capoeira tem sua origem, suas histórias, suas escolas, seus segmentos e principalmente, seus mestres e mestras, aqueles reconhecidos como os doutores do saber, bibliotecas vivas que nos trazem a relação entre o presente e o passado. Com certeza todo capoeirista teve ou preferencialmente tem um mestre ou uma mestra que indica o caminho que se deve seguir, para que o capoeirista não se perca na imensidão do mundo. Quais são esses ensinamentos? Como são ensinados? E você que ensina, o que você ensina? Poe que você ensina o que ensina? Onde e com quem aprendeu? Este módulo trata de como e porque ensinar capoeira em diferentes espaços sociais indo muito além do que ensinamos. Sendo assim, seus aspectos didático-pedagógicos se apresentam de maneiras diversas, nem melhores, nem piores, mas certamente possíveis de ampliação.




É comum os capoeiristas dizerem que a capoeira é sua "filosofia de vida". O que acaba tornando um pouco complexo tanto significado da capoeira na vida do capoeirista, bem como o significado do que é filosofia. A palavra filosofia vem do grego φιλοσοφία que tem como significado a junção de philos que seria derivada de philia ou melhor dizendo amor (amor fraterno, entre iguais) e sophia que significa sabedoria. Sendo assim filosofia é "amor a sabedoria", "amor ao conhecimento". Não podemos negar que o capoeirista tem amor ao conhecimento sobre a capoeira, mas para isso ser sua "filosofia de vida" é importante compreender alguns aspectos da mãe de todas as ciências. No curso de formação modular abordaremos algumas áreas que podem contribuir para a compreensão da capoeira.
Lógica
Ética
Estética
Teoria do Conhecimento
Filosofia Política
Filosofia da Linguagem
História da Filosofia
MÓDULO 5 - Capoeira, capoeirista, mestre ou professor: reflexões e considerações práticas sobre o mercado de trabalho
A capoeira recentemente recebeu o reconhecimento como profissão. Anteriormente como patrimônio o oficio de mestre já apontava para o direcionamento do labor. Ser mestre, ser professor, instrutor, ensinar a capoeira em diferentes espaços, para além de um reconhecimento possibilita um caminho, uma perspectiva para capoeiristas e diferentes segmentos e niveis de conhecimento. Outro campo de atuação também se apresenta expandido mais recentemente com os modelos atuais de competições, o que orienta uma carreira de atletas de capoeira. São diferentes possibilidades de atuação profissional o que já é vivenciado por muitas pessoas com diferentes direcionamentos. Neste módulo levamos à reflexão: o que é ser um professor de capoeira? O que é ser um atleta de capoeira? O que é ser um capoeirista? O que é viver de capoeira? O que é viver para a capoeira? Quais os caminhos possíveis?


MÓDULO 6 - Dona Maria o que vende aí: organização de eventos esportivos, culturais, projetos, planos de ação, marketing e vendas
No mundo de redes e com a inteligência artificial na eminencia de ser muito mais do que uma tendência da atualidade, saber como lidar com todas as tecnologias e com o mercado de trabalho atual, saber organizar bons eventos, bons projetos que venham contribuir não simplesmente com recursos para a realização de planos de ações, venda de projetos, eventos e demais possibilidades que os conhecimentos sobre as midias sociais, as plataformas e também por consequência o marketing tradicional ou digital (incorporado já ao contexto atual) contribuem para o acesso a técnicas de vendas e captação de recursos. Dado o contexto "o que vende aí?" Esporte? Cultura? Qual o produto que vendemos na capoeira? Como elaborar um projeto? E um plano de ação? como organizar um evento impactante e que tenha retorno financeiro? Como cuidar das plataformas digitais e vender? Assim garantindo recursos dignos para a manutenção e subsistência digna.


MÓDULO 7 - Eu vou treinando querendo melhorar: Metodologias de treinamentos - organização, sistematização e avaliação
MÓDULO 8 - Capoeira é tudo que a boca come: diferença entre aulas, treinamentos e adaptações didático-metodológicos para diversos públicos
A capoeira com toda sua polissemia tem como sua característica o movimento. Em uma proposta regular os praticantes seguem seu mestre no caminho de aprendizado. Aulas, treinamentos, rodas, mas de maneira subjstiva. Muitos se autointitulam atletas, porém não seguem uma rotina de treinamentos físico, técnicos, tático, específicos que sustentam todas as práticas esportivas. O capoeirista que se dedica a vertente esportiva precisa efetivamente de um coach (treinador) que oriente assim como o mestre (mentor/orintador) orienta sua formação capoeiristica.
Princípios do treinamentos desportivo
Periodização - Sistematização
Metodologias de treinamentos
O capoeirista X O atleta de capoeira
Qual a diferença entre uma aula e um treinamento? Se você não sabe a resposta já deveria ter feito sua matricula neste módulo. Se você quer entender como elaborar, colocar em ação e avaliar aulas e treinamentos para diferentes públicos, com adaptações necessárias para cada um deles, este é o momento.
Aulas e treinamentos individualizados
Aulas e treinamentos coletivos
Aulas e treinamentos adaptados para PCDs
Aulas e treinamentos para neurodivergentes
Treinamentos com objetivos específicos




